Operação cumpre 73 mandados por desvios na UFPR

15/02/2017

Primeira Mão Notícias - foto divulgação

 

 

 

 

 

 

Até as 8h, 25 pessoas já tinham sido presas

"Research", do inglês pesquisar, é o nome da operação deflagrada pela Polícia Federal (PF) na manhã desta quarta-feira (15) em seis cidades do Paraná, duas no Mato Grosso do Sul e uma no Rio de Janeiro. A ação policial visa cumprir 73 mandados judiciais de uma quadrilha suspeita de desviar recursos da Universidade Federal do Paraná (UFPR), entre 2013 e 2016.

De acordo com informações da PF, antes das 8h, 25 pessoas já tinham sido presas, entre elas funcionários públicos federais. Dentre os mandados expedidos, 29 são de prisão temporária, 8 são de condução coercitivas (suspeito é levado para prestar depoimento) e 36 são de busca e apreensão.

Em detalhamento da operação, a polícia informou ao G1 que as fraudes envolvem repasse irregular de recursos em pagamentos regulares, fraudulentos e milionários de bolsas a pessoas sem vínculos com a Universidade Federal do Paraná. Também há indícios de pagamentos fraudulentos de auxílio a pesquisadores e de bolsas de estudo no país e no exterior a pessoas sem vínculo com a instituição.

Os mandados estão sendo cumpridos nas cidades de Curitiba, Almirante Tamandaré, São José dos Pinhais, Antonina, Francisco Beltrão e Ponta Grossa, no Paraná. Além do Rio de Janeiro e de Campo Grande e Maracaju, no Mato Grosso do Sul.

2017 - Todos os direitos reservados
PRIMEIRAMAONOTICIAS.COM.BR