OPINIÃO: Dr. Iran Gama Filho - Hemorroidas

15/09/2017

Primeira Mão Notícias 

 

 

 

 

 


O que são hemorroidas?

Estas são varizes que se formam na porção terminal do aparelho digestivo,localizado no reto e ânus. São classificadas pela localização como internas(reto) e externas(ânus). Esta de localização interna são classificadas em graus de um a quatro, sendo as de graus 3 e 4 de indicação para tratamento invasivo: cirurgia, endolaser,ligaduras elásticas, criocauterização.

As hemorroidas externas podem apresentar dilatações bastante dolorosas quando apresentam complicações por trombose, pois gera dor, inchaço, dificuldade para passagem do bolo fecal e eventualmente sangramento.

Muitas pessoas podem apresentar tal distúrbio e atrapalhar bastante o dia a dia de vida e serviço. Sempre se orienta manter um consumo regular de frutas, legumes e verduras, pois as fibras alimentares facilitam a eliminação do material residual da digestão , mantendo este úmido e lubrificado para eliminação.

O exame do paciente com queixas nestes locais consiste em avaliação externa e interna, pois de outra forma não há como definir o caso. Muitas das vezes os pacientes não podem ser plenamente avaliados  devido a existência de alguma complicação que dificulta o exame. Outras vezes pode haver falta de material adequado para a classificação exata do quadro, pois o especulo anal necessário  muitas vezes não é disponível, pois quem normalmente o dispõe é o profissional que opera estes caso, que pode ser cirurgião geral ou  coloproctologista. Algumas vezes os pacientes procuram o cirurgião vascular por se tratar de varizes hemorroidárias, porém não são da resolução deste especialista e sim dos demais já citado. O que o cirurgião vascular pode fazer é orientar, prescrever, examinar por meio de avaliação externa e toque retal para algumas situações em caso de não haver outro que o faça. É recomendável que as pessoas que assim estejam a necessitar de avaliação específica procure informação de qual os profissionais disponíveis para seu melhor atendimento e tratamento. Muitas das vezes ainda faz-se necessário avaliação de porções mais extensas do intestino grosso e isso somente será possível com retossigmoidoscopia ou colonoscopia, pois são exames mais especializados para visualização do intestino terminal , a fim de descartar outras fontes de sangramento e até biopsiar áreas suspeitas, caso seja a situação que se apresente.

Dr. Iran é médico Angiolofista e Cirurgião Vascular

 

 

 

 

 

 

 


2017 - Todos os direitos reservados
PRIMEIRAMAONOTICIAS.COM.BR