62% dos jovens brasileiros têm vontade de ir embora do país

17/06/2018

Primeira Mão Notícias - foto divulgação

 

 

 

 

 

 

Interesse em sair do Brasil tem crescido entre jovens e adultos

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha mostra que 70 milhões de brasileiros com 16 anos ou mais deixariam o Brasil se pudessem. O levantamento desenvolvido no mês passado aponta ainda que 43% da população adulta também têm interesse em sair do país.

Entre os que têm de 16 a 24 anos, a porcentagem vai a 62%, ou seja, 19 milhões de jovens que deixariam o Brasil.

Na prática, os números também são altos. De acordo com a Folha de S. Paulo, os vistos para imigrantes brasileiros nos EUA chegaram a 3.366 em 2017, o dobro de 2008, início da crise global.

Os pedidos de cidadania portuguesa também aceleraram e dobrou o número de vistos para estudantes, empreendedores e aposentados que querem morar em Portugal.

O professor de economia da Universidade Ramon Llull (Barcelona), destaca que "há fatores de sucesso e de fracasso que explicam isso”. "Um deles é que hoje é mais fácil se mudar: “Na internet dá para ver a rua onde se pretende morar, a sala do apartamento que se quer alugar”, explica.

Além disso, “o Brasil de 2010 promoveu as expectativas de que nosso país seria diferente. O tombo foi maior quando se descobriu que não estávamos tão bem quanto se dizia.”

O fluxo de brasileiros deixam o país traz desafios não só para o setor público, mas também para a sociedade civil, segundo destaca o diretor de Mobilização do Todos pela Educação, Rodolfo Araújo. “As pessoas se sentem vítimas do sistema, à parte dele. Com isso, perdem a capacidade de se sentir cidadãs, seja nos direitos, seja nos deveres.”

2018 - Todos os direitos reservados
PRIMEIRAMAONOTICIAS.COM.BR