Joga a lente de contato na privada? Hábito é ruim para meio ambiente

21/08/2018

Primeira Mão Notícias - foto divulgação

 

 

 

 

 

 

O que faz às suas lentes descartáveis quando a validade termina? Pois, é aí que pode estar o problema

Para onde vão as lentes de contato quando a sua validade termina? Esta foi a questão feita pelo engenheiro e ativista Rolf Halden, que sentiu curiosidade no assunto por também usar lentes. Não tendo investigações que o respondessem, o membro da Universidade do Estado do Arizona avançou com o seu próprio estudo, que permitiu com que chegasse a conclusões chocantes.

Ao que parece, 20% das lentes de contato usadas a nível mundial são jogadas na provada, o que se traduz em um péssimo hábito a nível ambiental.

Apesar da estimativa mais global, Halden decidiu se concentrar no caso norte americano, que permitiu que ele percebesse que cerca de 3,36 bilhões de lentes de contato são anualmente jogadas fora através da descarga das privadas, o que resulta em 23 toneladas de plástico.

Nos canos em questão, há filtros que impedem a passagem de certos objetos mais volumosos, mas porque as lentes de contato são pequenas e flexíveis, passam facilmente por esses filtros, acabando no mar.

Como se esperava, o plástico usado não é biodegradável, permanecendo por muitos anos na natureza. As lentes se dividem em fragmentos, que tornam a sua inserção em microrganismos facilitada – seja no mar, onde são confundidas com alimentos, como em terra, onde se fundem na terra que serve de ecossistema para a flora.

Posto isso, o engenheiro aconselha a que se joguem as lentes diretamente no lixo. 

2018 - Todos os direitos reservados
PRIMEIRAMAONOTICIAS.COM.BR