Aposentadoria de Negromonte do TCM abre disputa e Mário Jr. posta vídeo com ensinamento do pai: “Quanto maior o posto, maior a humildade e responsabilidade”
Primeira Mão Notícias – com informações e fot pa4.com.br
A iminente aposentadoria de Mário Negromonte do cargo de conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) tem provocado uma intensa movimentação nos bastidores da política baiana. Com o afastamento previsto para o dia 6 de julho, quando completa 75 anos, a definição de seu substituto entra em uma fase decisiva nos próximos meses de maio e junho. A reportagem é dos jornalistas Maurício Leiro e Leonardo Almeida, do site Bahia Notícias.
Segundo apuração do portal, uma das possibilidades mais ventiladas nos bastidores é que a indicação permaneça sob influência do grupo político dos Negromonte. O nome que tem ganhado força é o da procuradora do Ministério Público de Contas, Camila Vasquez, esposa do deputado federal e presidente estadual do PP, Mário Negromonte Jr.
A vaga, originalmente, deveria ser preenchida por um membro do Ministério Público de Contas, conforme Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado em 2010, ainda na gestão de Jaques Wagner (PT). À época, a vaga foi ocupada por Mário Negromonte, já que os procuradores do TCM não haviam atingido a idade mínima exigida. Agora, com a aposentadoria, o TAC volta ao centro do debate, pois estabelece que o cargo “será obrigatoriamente provido por membro integrante da carreira do Ministério Público junto ao TCM”.
Atualmente, quatro nomes são ventilados como possíveis indicados: Danilo Diamantino Gomes (procurador-geral do MPC), Aline Rego Rio Branco (procuradora-chefe), Guilherme Costa Macedo e Camila Vasquez. A decisão final caberá ao governador Jerônimo Rodrigues (PT), a partir de uma lista tríplice.
Nos bastidores, o PT demonstra preferência pela procuradora Aline Rego, enquanto o deputado Mário Jr. articula politicamente para viabilizar a indicação de sua esposa. A disputa acontece em meio às negociações nacionais para a federação entre PP e União Brasil, o que pode influenciar diretamente a composição da base de apoio do governo estadual na Bahia.
Em meio à repercussão da reportagem, o deputado Mário Negromonte Jr. publicou um vídeo ao lado do pai, Mário Negromonte, conselheiro do TCM, ex-ministro e ex-deputado federal. Em tom afetuoso, o parlamentar destacou um ensinamento que, segundo ele, o pai sempre compartilhou ao longo da trajetória política: “Quanto maior é o posto, maior deve ser a humildade e a responsabilidade”.Além do TCM, outras movimentações ocorrem nos Tribunais de Contas do Estado. O PSD, por exemplo, acompanha de perto as discussões sobre futuras indicações, entre elas a possível nomeação do ex-presidente da Assembleia Legislativa, Adolfo Menezes. Duas vagas devem ser abertas no TCE em breve: uma deixada por Pedro Lino (falecido em 2024) e outra com a aposentadoria do conselheiro Antônio Honorato, no fim de julho.