As chuvas em Paulo Afonso/BA têm afetado diversas partes do Hospital Nair Alves de Souza (HNAS), administrado pela Prefeitura do Município. No último sábado, 27/01, parte do teto da Clínica Médica Feminina (CMF) do HNAS desabou e, na madrugada de hoje, 29/01, mais uma parte do teto da  CMF desabou.

De acordo com informações passadas ao site Primeira Mão Notícias, os acompanhantes das internadas precisaram ajudar a levá-las para outra sala do hospital, a puxar a água e a auxiliar com a limpeza da bagunça causada pela chuva na CMF. 

Além da CMF, a chuva já danificou diversas outras partes do hospital como o Postinho de Medicação da Clínica Cirúrgica e a Sala de Parto.

Clique aqui e assista ao vídeo que mostra o Postinho, a CFM e a Sala de Parto molhados devido às chuvas.

Testemunhas dizem que a falta de reparo e de manutenção nas estruturas do HNAS estão colocando em risco a vida de pacientes, acompanhantes e profissionais que lá trabalham. Elas afirmam, ainda, que a administração do HNAS está ciente da situação, mas que nada tem sido feito até o momento.

A redação do Primeira Mão Notícias entrou em contato com o secretário de Saúde de Paulo Afonso, o sr. Adonel Júnior, e o mesmo informou que desde o primeiro dia em que as fortes chuvas acometeram Paulo Afonso, neste mês de janeiro, a equipe de manutenção do HNAS e uma equipe de empresa terceirizada estão realizando os reparos nas telhas e calhas.

Adonel informou ainda que, paralelamente aos reparos, a Secretaria de Infraestrutura do município está avaliando os locais mais críticos para serem feitas reformas estruturais maiores, evitando mais desabamentos de tetos, infiltrações e alagamentos.

O secretário de Saúde afirmou que, ainda esta semana, será concluída a avaliação dos pontos mais críticos do HNAS para início das melhorias.

O Primeira Mão Notícias continuará acompanhando a situação do Hospital Nair Alves de Souza e atualizando a população.