O caos dos semáforos de trânsito em Paulo Afonso/BA
Não é de hoje que os semáforos de trânsito apresentam problemas na cidade de Paulo Afonso/BA. Mesmo antes das fortes chuvas acometerem a cidade, os semáforos da rotatória da Praça das Mangueira, próximo ao Coreto, da frente da agência da Caixa Econômica, da R. Otaviano Leandro de Moraes (próx. ao Banco do Nordeste) e no cruzamento da Rua Amâncio Pereira com a Av. Getúlio Vargas paravam de funcionar com bastante frequência.
Por vezes, era feita a manutenção mas, nos dias seguintes, o problema retornava.
É claro que com as fortes chuvas o quadro se agravou, os sinalizadores de trânsito acima citados mal funcionam e, agora, uns dos principais semáforos da cidade, no cruzamento R. Amâncio Pereira com a Av. Getúlio Vargas com (em frente à loja AVENIDA), está há semanas sem funcionar.
Os riscos de colisões são eminentes, ainda que as equipes de guarda de trânsito tenham colocado cones e fitas sinalizadoras para evitar acidentes, a situação está longe de ser a ideal, ainda mais numa cidade onde o fluxo de automóveis e motocicletas só cresce.
O Primeira Mão Notícias recebeu a informação (fonte prefere não revelar o nome) de que, além da situação climática, ventos e chuvas, que podem contribuir para o mal funcionamento dos semáforos, a Prefeitura Municipal de Paulo Afonso está desde o mês de agosto de 2023 sem realizar o pagamento à empresa que faz a manutenção dos semáforos na cidade.
E aí fica a pergunta, até que ponto um serviço essencial como este pode ser negligenciado pela prefeitura? Estão esperando acontecer acidentes graves para fazerem algo?
O hospital do município mal está dando conta dos atendimentos médicos e cirúrgicos, teriam condições de acolher pacientes provenientes de acidentes de trânsito que poderiam ser evitados com a manutenção dos semáforos?
O Primeira Mão Notícias passou a manhã desta sexta-feira, 23/02, tentando contato por telefone com o departamento da prefeitura responsável pelo sinalizadores de trânsito, mas não obtivemos resposta.